Mini-Workshops

  1. INOVAÇÃO EM COSMÉTICOS

Sobre o Palestrante:

  • Luciana Vasquez (Natura).

Coordenadora responsável: Lívia Tamy.

Sobre o tema: A indústria de cosméticos é um segmento da indústria química, cujas atividades se vinculam com a manipulação de fórmulas destinadas à elaboração de produtos de aplicação no corpo humano, para limpeza, embelezamento, ou para alterar sua aparência sem afetar sua estrutura ou funções. A busca pelo bem-estar através dos cuidados pessoais, intensificada durante a pandemia, faz do mercado de cosméticos uma área de crescimento promissor, sendo o Brasil o terceiro maior consumidor de produtos e serviços de beleza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.
Tendência forte e crescente na indústria da beleza, os prebióticos são adicionados à rotina de cuidados com a pele e cabelos pela capacidade de estimular o crescimento de bactérias benéficas para a saúde da pele, além de aumentar a resistência contra diversos agressores externos causadores de doenças e reforçar a barreira cutânea, aumentando assim a proteção contra as variações ambientais. Além dos prebióticos, os cosméticos com probióticos apresentam uma nova visão de higiene e produtos cosméticos, que melhora as defesas naturais da pele e promove a saúde.
Neste curso, você entenderá como esses produtos são desenvolvidos, seus benefícios e ação na microbiota da pele.


SEGUNDA 07/09 18h30


2. HÁBITOS ALIMENTARES DURANTE A PANDEMIA

Sobre os Palestrantes:

  • Luciana Florêncio de Almeida (ESPM);

  • Margareth Guimarães Lima (FCM- Unicamp);

  • Glaucia Maria Pastore (FEA-Unicamp).

Mesa Redonda:

  • Mediador: Prof. Anderson (FEA-Unicamp).

Coordenadoras responsáveis: Maria Luiza Scarponi e Talita Araújo.

Sobre o tema: A pandemia COVID-19 trouxe um impacto maciço na saúde humana, causando mudanças repentinas no estilo de vida de todos, por meio do distanciamento social e do isolamento em domicílio, com consequências sociais, culturais e econômicas. Uma mudança notável foi a forma como começamos a lidar com os alimentos e com a nossa dieta durante este período. Para tentar entender como a pandemia afeta os nossos hábitos alimentares, elaboramos um workshop que trará a participação de diversos profissionais, abordando o novo comportamento do consumidor e como ele pode estar relacionado às mudanças do estado de ânimo da população. Também traremos a visão e o papel do engenheiro de alimentos frente a crise sanitária e as medidas que a indústria alimentícia está adotando para se adaptar a ela.

SEGUNDA 07/09 20h20

3. PRODUTOS PLANT BASED: INOVAÇÕES E DESAFIOS

Sobre o Palestrante:

  • Giulia Braghieri (NotCo).

  • Arthur Lamblet (Popai Snack)

Coordenadora responsável: Rafaela Salgado.

Sobre o tema: Já é sabido que o mercado plant based é uma tendência, mas por que não vemos esses produtos sendo amplamente consumidos? Já parou pra pensar quais os desafios tecnológicos, sensoriais e tributários desse mercado? A palestra tem por objetivo refletir sobre essas questões e ainda trazer quais são as inovações que estão vindo por aí!


TERÇA 08/09 18h30

4. SNACKS E BEBIDAS FUNCIONAIS: UNINDO PRATICIDADE E SAUDABILIDADE

Sobre o Palestrante:

  • Verônica Batoni (Pronutrition).

Coordenadoras responsáveis: Maria Luiza Scarponi e Talita Araújo.

Sobre o tema: O mundo e as pessoas estão constantemente mudando seus hábitos alimentares. Incorporamos na nossa dieta alimentos e bebidas de rápido consumo que possam contribuir para a nossa saúde. Os alimentos funcionais ajudam a proporcionar uma melhor qualidade de vida, pois enquanto nos alimentamos, estamos também ingerindo algum componente que contribuirá para a nossa saúde.

Nesse workshop você vai entender que nem sempre produtos industrializados prontos para consumo fazem mal à saúde e quais são as tendências para esse tipo de mercado. Ficou curioso?


TERÇA 08/09 20h20


5. NOVAS TENDÊNCIAS EM CHOCOLATES

Sobre o Palestrante:

  • Danila Spuri Ferreira: Gerente de P&D na Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau (Grupo CRM).

Coordenador responsável: Giuliano Castro.

Sobre o tema: Todos nós sabemos que o chocolate é um dos doces preferidos das pessoas. Essa maravilha que surgiu por volta de 1500 a.C. e que já foi muito utilizada como uma bebida sagrada pelo povo Maia, sofreu muitas mudanças até chegar no chocolate que conhecemos nos dias atuais. Hoje nós temos uma gama extensa e variada de tipos de chocolates para saborear, cada um mais gostoso que o outro, assim como diversas aplicações para esse doce incrível. Mas as inovações não param por aí, a cada dia surgem novas ideias e opções para diversificar o modo de como se produz chocolate, alterando seus aspectos físico-químicos e sensoriais. Com tantas opções inovadoras que a área de chocolates está sujeita, não dá para ficar de fora dessa palestra incrível e deixar de conhecer mais sobre o assunto, não é mesmo?!


QUARTA 09/09 18h30


6. ÓLEO DE CANNABIS NA INDÚSTRIA

Sobre os Palestrantes:

  • Renato Filev: Pesquisador do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID);

  • Renata Vardanega (Entourage);

  • Bárbara Arranz (Linha Canábica da Bá).

Coordenadora responsável: Camila Medeiros.

Sobre o tema: No Brasil, comparado aos outros países do mundo, pouco se sabe sobre o óleo de Cannabis e suas possibilidades de atuação na indústria.

Atualmente foi aprovado pela Anvisa a utilização do óleo para fins medicinais exclusivos, entretanto, grande parte da população não tem instrução a respeito do leque de possíveis finalidades e particularidades desse óleo.

Portanto, o curso busca possibilitar, de forma acessível, que se obtenha desde conhecimentos sobre a planta e sua variabilidade, os fitocanabinoides e sua caracterização, funções e atividade biológica e a aplicação terapêutica dos derivados da Cannabis até conhecimentos sobre os métodos de extração e uso nas áreas alimentícias e farmacêuticas para fins medicinais e recreativos! Por fim, serão apresentadas as possíveis atuações da engenharia de alimentos na indústria de Cannabis.

QUARTA 09/09 20h20


7. LOGÍSTICA REVERSA: SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

Sobre o Palestrante:

  • Renato Radaelli Gatti (Boomera).

  • Pedro Lago (SONAE/Continente).

Coordenador responsável: Matheus Rodrigues.

Sobre o tema: A sustentabilidade é um assunto de crescente discussão nos últimos anos, visando o futuro do meio ambiente, das pessoas e da economia na sociedade. A logística reversa é um conceito que acompanha e ajuda nos desafios da sustentabilidade, retornando os materiais utilizados pelas empresas na cadeia produtiva e introduzindo-os em uma economia circular. Para isso ocorrer, novas ideias se desenvolvem e é necessário uma ação mútua de todos os setores da comunidade como as indústrias, comerciantes, governo e os próprios indivíduos. Quer saber mais como isso funciona e como você também pode ajudar nesse processo? Não fique de fora da nossa palestra!!!


QUINTA 10/09 18h30


8. FOOD DESIGN THINKING

Sobre o Palestrante:

  • Luciana Monteiro (Verakis).

Coordenadora responsável: Vivian Amaral.

Sobre o tema: Você já ouviu falar de Design Thinking? É um processo de pensamento crítico baseado em três principais pilares: empatia, experimentação e ideação. Com isso, o Food Design Thinking foi desenvolvido buscando a inovação no setor alimentício, entendendo a real necessidade do consumidor e estimulando um pensamento crítico da função do participante na cadeia de produção. Neste, faremos uma dinâmica para você compreender melhor este tema e como ele pode ser aplicado no seu dia-a-dia!


QUINTA 10/09 20h20


9. DESAFIOS DA IMPRESSÃO 3D EM ALIMENTOS

Sobre os Palestrantes:

  • Fernanda Condi de Godoi: PhD (R&D expert - Tessenderlo Group);

  • Profa. Dra. Janaína Dernowsek: (Bióloga geneticista, Cofundadora e CEO da Bioedtech, Cofundadora da Bioinn).

Coordenadora responsável: Luiza de Oliveira.

Sobre o tema: A impressão 3D é uma técnica inovadora já amplamente empregada em vários campos de atuação, como por exemplo para fabricação de peças na indústria. No entanto, para aplicação em alimentos, essa tecnologia ainda enfrenta desafios biológicos, químicos, de materiais, éticos e de regulamentação, mas que apresenta grande potencial de inovação e desenvolvimento.
A bioimpressão é uma tecnologia que surgiu da impressão 3D e conta com a estruturação de células vivas, que são posicionadas em camadas para produzir tecidos funcionais. Essa técnica não depende apenas de uma bioimpressora, mas depende de uma tecnologia complexa que abrange conhecimentos multidisciplinares como de Biologia Celular, Genética, Química, Física, Matemática, Computação, Engenharia, entre outras áreas integradas.
Assim, neste curso, serão abordados tais tecnologias e serão discutidos os desafios, as vantagens e desvantagens quando aplicadas na indústria de alimentos.

SEXTA 11/09
18h30


10. FOODTECHS E O FUTURO DOS ALIMENTOS

Sobre os Palestrantes:

  • Augusto Terra (Food Ventures);

  • Adrian Franciscono - Founder/CEO Puravida.

Coordenadora responsável: Camilla Giacometti.

Sobre o tema: O que você pensa quando escuta o termo FoodTechs? Para alguns, o que vem à cabeça são os aplicativos de delivery e, para outros, novas criações como carnes vegetais ou feitas em laboratório. Tudo isso é FoodTech, mas esse termo é ainda mais abrangente e visa alcançar toda a cadeia alimentar. A verdade é que as FoodTechs são as empresas que nasceram para transformar o mercado de alimentos através da tecnologia e da inovação. E aí, quer saber como funcionam as empresas que estão mudando a forma como o mundo produz, distribui, vende, prepara e consome os alimentos?


SEXTA 11/09
20h20


RODA DE CONVERSA

As atuações do Engenheiro de Alimentos: Ex alunos da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos - Unicamp) falarão sobre sua jornada até sua atuação atual, mostrando as diferentes trajetórias que podem ser seguidas pelo profissional formado em Engenharia de Alimentos.

  • Adriana Pavesi Arisseto Bragotto - Professora Doutora I do Departamento de Ciência de Alimentos (FEA/UNICAMP)

  • Catarina Mello - CEO Catarina Mello Ltd

  • Francisco Carvalho - R&D Project Development (NotCo)

  • Gabriel Beleli - Cofundador da startup SmartMenu

  • Isabella Romero - Supervisora de Processo (Ambev - Maltaria Passo Fundo)

  • Lucas Luiz Leite - Coordenador Comercial (W1 Consultoria Financeira)

SÁBADO 12/09
9h30

ENCERRAMENTO

Encerramento: Professores (as) e pesquisadores da FEA farão um compilado do que aconteceu durante a semana, encerrando a Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos.

  • Ana Paula Badan Ribeiro - Professora Doutora I do Departamento de Tecnologia de Alimentos (FEA/UNICAMP)

  • Flávio Luís Schmidt - Professor Doutor II do Departamento de Tecnologia de Alimentos (FEA/UNICAMP)

  • Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici - Professora Doutora I do Departamento de Tecnologia de Alimentos (FEA/UNICAMP)

  • Mirna Lucia Gigante - Professora Doutora do Departamento de Tecnologia de Alimentos (FEA/UNICAMP) e atual Diretora da FEA

  • Renato Grimaldi - Profissional da Carreira PAEPE. Atua no Laboratório de Óleos e Gorduras (FEA/Unicamp)


SÁBADO 12/09
11h

PACOTES

4 palestras

R$ 7,50

6 palestras

R$ 9,75

8 palestras

R$ 11,00

10 palestras

R$ 14,00